Vinícolas Chilenas
Postado em 15/04/2018 por Alex Money
VALE DO MAIPO

Santa Rita
Esta vinícola possui hotel próprio (o hotel Casa Real), restaurante, loja e museu (o Museu Andino), mostrando uma estrutura ainda mais completa que a famosa Concha y Toro. Um dos destaques é o seu ótimo restaurante Dona Paula.

Santa Carolina
Fundada em 1875 foi declarada Monumento Histórico do Chile em 1973. Muito abalada pelo terremoto de 2010, ela precisou passar por uma boa reconstrução, mas já está aberta ao público. O passeio começa no jardim, com taças de vinho branco enquanto o guia conta a história do lugar. De lá, você conhecerá as caves subterrâneas e verá as 3 mil barricas usadas para a conservação dos 225 litros de vinho, provenientes da França e dos Estados Unidos. Linda e histórica, a Viña Santa Carolina está presente em várias regiões do Chile, mas falo da que fica no Vale do Maipo. É lá que você poderá provar taças dos vinhos mais caros do país. Ela fica na Calle Til-Til, 2228, Macul Santiago. Tel.: 56 (2) 2450-3000

Almaviva
É um dos tours mais caros da região do Vale do Maipú, mas, também, pudera! Com um misto de ares franceses e símbolos de povos antigos do país, como os mapuches, a Almaviva projetou as vinícolas chilenas no concorrido mercado internacional e segue padrões de produção e qualidade de deixar qualquer um de queixo caído. A vinícola faz um dos vinhos mais nobres de todo o Chile e o oferece em uma deliciosa degustação aos seus visitantes.

Concha y Toro
Visitar a Concha y Toro, uma das vinícolas mais famosas e antigas do Chile, já entrou no roteiro dos brasileiros. Os vinhos da marca fazem sucesso não só entre os brasileiros. O Casillero del Diablo, por exemplo, é um dos mais conhecidos do mundo. A Vinicola possui 2 tours: o Tradicional (no qual você tem direito a duas degustações, visita guiada e a uma taça de presente) e o Marques de Casa Concha (que dá direito a três degustações no roteiro Tradicional e a mais quatro vinhos acompanhados de um queijos finos da região e orientações de um sommelier).

Perez Cruz
A vinícola fica situada na região de Maipo Alto a apenas 45 kms de Santiago o que, por si só, já invoca a uma visita. A Perez Cruz é uma vinícola chilena de primeiro nível, moderna, sem o tamanho das outras, mas ancorada em estreitos parâmetros de qualidade. Seus vinhos são de excelente qualidade. Mesmo o vinho de entrada, Reserva Cabernet Sauvignon, já surpreende.

Cousino Macul
A vinícola foi fundada em 1856 e até hoje continua sob administração da família original que deu nome ao local, cujo fundador foi Matías Cousiño. Já a palavra Macul vem da língua indígena quechua e significa “mão direita”. A administração hoje está por conta da sexta geração dos Cousiño. A vinícola oferece dois tipos de tour: o básico com duas degustações e que custa CLP 9000; e o tour premium com três degustações e tábua de queijos para acompanhar as últimas duas degustações, que custa CLP 18000.

Undurraga
A charmosa vinícola Undurraga fica na cidade de Talagante – Valle del Maipo, 34 km de Santiago. O tour da Undurraga é bastante elogiado pelos turistas, já que aborda várias questões sobre o cultivo, armazenamento e produção dos vinhos. A Qualidade dos vinhos é excelente, desde as versões de entrada até os mais elaborados.

Vina De Martino
Primeira vinícola na América Latina em ter carbono neutro, é aplaudida pelo grande respeito que tem pela natureza. Desfrute de seus vinhos orgânicos, potentes e de grande corpo.Deguste seus Carmenere de exportação, e participe da vindimas que organiza durante os meses de março e de abril. Converta-se em enólogo por algumas horas e fabrique seus próprios assemblages. Na vinícola te deixarão etiquetar-lo de maneira manual e levar como lembrança de seu passeio.

Tarapaca
Fundada em 1874, a Viña Tarapacá imediatamente despontou entre os nomes fortes do vinho chileno de qualidade – já em 1876 conquistara um importante prêmio nos Estados Unidos e, atualmente (140 anos depois), seus vinhos Gran Reserva Etiqueta Negra, Gran Reserva Etiqueta Azul e Tara.Pakay são grandes referências entre os tintos do Novo Mundo.
O cartão de visitas da vinícola é a linda Casona, uma construção erguida em 1927 em estilo toscano, a 80km de Santiago.

El principal
Escondida no Valle de Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes, região de El Principal. Aí está a vinícola do mesmo nome – El Principal, ideal para quem quer viver a produção do vinho chileno. A vinícola recebeu o nome de El Principal por causa do Cacique Picunche Andetelmo, que era o dono da terra onde hoje se produz vinhos de terroir únicos. Inaugurada em 1992 com o objetivo de produzir vinhos de alta qualidade, a vinícola tem uma pequena produção de 230 mil garrafas por ano.
VALLE DE CASABLANCA

Emiliana
Quando se fala na Vinícola Emiliana as primeiras coisas que vêm à mente são o seu respeitado processo de fabricação de vinhos orgânicos e|ou o seu famoso vinho tinto Coyam, totalmente produzido com uvas biodinâmicas. A busca por perfeição desta vinícola é incessante; resultado, hoje eles possuem acres e acres de vinhedos nos principais vales do país. A degustação premium acompanhada com harmonização de queijos é incrível.

Vina Casa Del Bosque
Desde Santiago em direção a Valparaíso, no Valle de Casablanca, encontra-se a relativamente jovem Vinícola Casas del Bosque. Mas, não se preocupe, o fato da Vinícola Casas del Bosque ter sido fundada em 1993 (bastante jovem quando comparada às vinícolas chilenas centenárias que pontuam os vales do país) não a coloca em desvantagem em relação às outras. De fato, esta é uma vinícola chilena que apesar da pouca idade já coleciona prêmios e é reconhecida pelos seus finíssimos vinhos brancos e syrah, pela requintada gastronomia oferecida no renomado Restaurante Tanino.

Bodegas Re
A vinícola é de 2012. Novinha mesmo. Descendente de uma família que há nove gerações cultiva vinhas no Chile, “Don” Pablo criou com seus filhos alguns anos atrás a Bodegas RE, um projeto pessoal que busca “REcriar, REinventar e REvelar” os vinhos produzidos em rústicas tinajas de argila por seus ancestrais.

Matetic
É uma vinícola nova e super moderna, fundada em 1999 pela família de mesmo nome. É tão grande que ocupa dois vales: Valle de Casablanca e Valle de San Antonio. A Matetic tem o conceito de vinícola 100% orgânica e biodinâmica. Isso significa que a produção é mais natural e tem muito pouca intervenção do homem. Na vinícola, são proibidos inseticidas e fertilizantes químicos. O restaurante Equilíbrio é uma ótima opção para almoço, oferece pratos maravilhosos que podem ser harmonizados com os vinhos “da casa”.

Leyda
Fundada em 1998, a vinícola foi pioneira na vitivinicultura no vale do Leyda. Interessados no microclima da região, os criadores construíram uma tubulação que desviou parte do fluxo do rio Maipo por oito quilômetros, o que viabilizou o cultivo de uvas de qualidade. O sucesso foi tanto que, anos depois, outras vinícolas se instalaram no Vale do Leyda, que tornou-se uma denominação de origem em 2002 e já se transformou em uma das mais promissoras para o plantio de uvas brancas.
VALLE DO COLCHAGUA

Montes Alpha
Bela Vinicola! O prédio datado de dezembro de 2004 com a decoração inspirada nos princípios de Feng Shui e usando os elementos básicos como água, metal e madeira. Inspirado nos melhores vinhos de Bordeaux. Foi eleito o "melhor Bordeaux chileno" pela revista Decanter, e equivale em qualidade a um "cru bourgeois" de preço três ou quatro vezes maior! Concentrado e refinado, com muita estrutura, camadas e mais camadas de fruta madura e um elegante final de boca. Um vinho excelente, de imbatível relação qualidade/preço.

Lapostolle
Visitar a adega Clos Apalta é uma experiencia extraordinaria. O prédio é lindo e tem uma vista incrível. Dentro da adega, poderá descer pelos seis andares dedicados exclusivamente na produção gravitacional do vinho ícone Clos Apalta. Depois de finalizar a visita, será degustado os renomados vinhos: Casa Grand Selection, Cuvée Alexandre e Clos Apalta.

Montgras
Uma vinícola com alma. Assim é MontGras e tem sido desta forma desde a sua criação com um objetivo claro: elaborar consistentemente vinhos de padrão internacional, nos melhores terroirs do Chile. Os irmãos Hernán e Eduardo Gras, juntamente com o seu sócio Cristián Hartwig, deram vida à vinícola no ano de 1993, e atualmente a MontGras é um dos grupos vitivinícolas mais importantes do Chile, com presença dos principais vales do país - Colchagua, Maipo e Leyda -
e uma presença constante nos mercados internacionais.

Casa Silva
Vinha Casa Silva é sem dúvida uma das vinhas mais atraentes do Vale de Colchagua. Sua antiga Adega de arquitetura colonial e seus centenários vinhedos fazem dele o lugar perfeito para viver a experiência do vinho chileno. Desfrute dos melhores vinhos provenientes dos Terroir de Andes e Costa, junto à maravilhosa paisagem do campo chileno, berço das tradições de nosso país. Mergulhe no incrível mundo do vinho e na história de uma família que leva cinco gerações produzindo, com paixão, os melhores vinhos do Chile..