Conheça a Espanha e suas vinícolas
Postado em 10/01/2018 por Alex Money

A Espanha é sem nenhuma dúvida um dos produtores mais interessantes do mundo.
Tem atualmente a maior área de vinhedos do mundo e é o terceiro maior produtor(atrás da França e da Itália), ocupando a maior parte da Península Ibérica.
Mas não é por acaso que seus vinhos estão cada vez melhores, esse país tem feito principalmente grandes investimentos na procura de novas regiões e também na construção de bodegas modernas.
As regiões vinícolas da Espanha coincidem com o nome dos seus vinhos mais famosos. Estamos falando de regiões como a Ribera del Duero ou La Rioja. Outras são conhecidas por produzir um tipo específico de vinho, como é o caso de Jerez (onde é produzido o xerez) ou do Penedès (onde é produzido o cava). Outro destaque é o Tempranillo, cepa
emblemática do país.
Regiões
Com 62 regiões vinícolas registradas, a Espanha pode ser dividia em 6 macro-regiões: Noroeste, que abrange as regiões de Rías Baixas e Bierzo que sofrem a influência mediterrânea originando vinhos mais ácidos e frescos; Vale do Rio Duero, que abriga regiões de prestígio mundial, como Ribera del Duero, Toro e Rueda; Rio Ebro, onde localiza-se a região que dá vida aos mais conhecidos vinhos espanhóis: Rioja; Costa Mediterrânea, lugar onde situa-se Priorato, Montsant, Penedès e Jumilla; Meseta Central, vasta extensão próxima à Madrid que suporta o clima continental mais extremo; e Andaluzia, conhecida pela produção do gentleman espanhol: o Jerez.
Muitos me perguntam sobre vinícolas próximas a Madrid e Barcelona. No entorno dessas cidades, existem diversas viníncolas que podem ser conhecidas, mas praticamente nenhuma delas tem grande destaque na produção local.
Como já mencionado acima, vamos destacar duas regiões: Ribera del Duero e La Rioja.
4 vinícolas dessas duas regiões são destaque entre as mais belas do mundo: Bodegas Marqués de Riscal, Protos, Portia e Ysios.
Ribera del Duero
A Ribera del Duero é uma região vinícola que produz vinhos de altíssima qualidade. Está localizada ao longo do rio Douro, nas províncias de Soria, Burgos, Segovia e Valladolid, na comunidade autônoma de Castilla y León.
A Denominación de Origen Ribera del Dueroconta conta 308 bodegas e só é permitido para tintos e rosados.
Essa região está cerca de 180km de Madrid, onde é possível fazer o roteiro de 1 dia visitando de 2 a 3 vinícolas. Muitos dos apaixonados por vinho, preferem ficar em Peñafiel ou outras cidades da região para aproveitar por mais dias. Existem opções de hotéis de vinhos como: Hotel El Lagar de Isilla / Abadia Retuerta LeDomaine / Lavida Hotel Vino Spa / Hotel Fuente Aceña .
Principais produtores: Aalto, Alión, Alonso del Yero, Dominio de Atauta, Cillar de Silos, Condado de Haza, O. Fournier, Hacienda Monasterio, Emilio Moro, Pago de Capellanes, Pago de Carraovejas, Viña Pedrosa, Pesquera, Dominio de Pingus, Portia, Protos, Rodero, Sastre, Telmo Rodriguez, Vega Sicilia e Finca Villacreces.
Destaques:

Bodega Protos
Em Peñafiel, Ribera del Duero, sob o castelo de mesmo nome, se encontra a Bodega Protos, cujo design foi desenvolvido pelo arquiteto britânico Richard Rogers (responsável pelo Centro Pompidou, em Paris) em 2008. A obra teve um custo de 36 milhões de euros e seu formato, que lembra cinco montanhas, expressa a ideia de que o castelo está sobre ela. Misturando o antigo e o contemporâneo, o tour inicia na parte antiga com sua adega abaixo do castelo e um tunel interliga ao novo prédio.

Bodegas PORTIA
As Bodegas Portia foram criadas em 2010 pelo Grupo Faustino, uma das maiores bodegas produtoras de vinhos na região de La Rioja.
O desenho da espetacular bodega foi encomendado ao arquiteto britânico Sir Norman Foster.
O restaurante gourmet, oferece diferentes experiências de enoturismo durante todos os meses do ano.

O. Fournier
O grupo O. Fournier é uma multinacional de Burgos com adegas na Ribera del Duero (Espanha), Mendoza (Argentina) e Valle de Maule (Chile).
Conta com uma propriedade uma propriedade de 110 hectares de vinhedos em Berjangas de Roa, situadas entre as localidades de La Horra e Roa de Duero, na província de Burgos.

Bodegas ARZUAGA NAVARRO (Quintanilla de Onésimo)
Fundada em 1993. Ocupam um grande prédio com ares de mosteiro, facilmente visível a partir da estrada, pouco antes de chegar ao vilarejo de Quintanilla de Onésimo.
Além das bodegas, o complexo conta com um restaurante gourmet, e um moderno hotel de 5* com spa, rodeados por extensos campos con videiras.

CEPA 21
Esse Bodega possui um restaurante incrível com menu degustação.
O jogador de futebol Ronaldo Nazário tem participação acionária nessa vinícola.
La Rioja
La Rioja é a região vinícola mais famosa da Espanha. Extende-se por parte da Comunidad Autônoma de La Rioja, e também por uma pequena região do vizinho País Basco, conhecida como La Rioja Alavesa.
Os vinhedos estão plantados em altitudes que variam entre 500 e 800 metros acima do nível do mar. Os solos são calcário-argilosos, com boa concentração de ferro. Rioja Alavesa fica a oeste da cidade de Logroño, na margem norte do rio Ebro. Os vinhedos estão a 800 m do nível do mar, em solos predominantemente calcário-arenosos e os vinhos lá produzidos são provavelmente os mais sutis e elegantes de Rioja.
Essa região está cerca de 340 km de Madrid e 140 de Bilbao. É possível fazer o roteiro de 1 dia visitando de 2 a 3 vinícolas partindo de Bilbao. Muitos dos apaixonados por vinho, preferem ficar em Logroño ou outras cidades da região para aproveitar por mais dias.
Principais produtores: Finca Allende, Artadi, Luis Cañas, CVNE, Ijalba, LAN, Lopez de Heredia, Martínez Bujanda, Muga, Marqués de Murrieta, Palacios Remondo, Pujanza, Remelluri, La Rioja Alta, Marqués de Riscal, Roda, Benjamin, Romeo, Señorio de San Vicente, Sierra Cantabria, Marqués de Tomares e Dinastía Vivanco.
Destaques:

Bodegas Marqués de Riscal
A Bodega Marqués de riscal fez uma revolução no design das vinícolas espanholas. Depois de gastar 60 milhões de euros para remodelar as suas instalações com o famoso arquiteto canadense Frank O. Gehry (do museu Guggenheim de Bilbao), a vinícola se converteu em um ícone, inclusive fora da Espanha. Com tons que lembram o vinho tinto, branco e rosé (lilás, dourado e rosa), a vinícola integra um complexo chamado Cidade do Vinho, que inclui um spa de vinhoterapia, um restaurante estrelado Michelin e um hotel.

Bodegas Viña Real
A partir do topo de uma montanha, você pode ver um grande barril de madeira e aço, que domina a paisagem. Projetado pelo arquiteto francês Philippe Mazières, em 2004, a adega apresenta um surpreendente resultado. Sob a clarabóia, o piso do espaço central é de vidro e daí pode-se ver a sala de barris no andar inferior. A vinícola tem uma loja que vende todos os vinhos do grupo Cvne e também há um espaço para degustação de vinhos sob reserva.

Bodegas Lopez de Heredia Viña Tondonia
Esta vinícola teve uma mudança de imagem quando a famosa arquiteta iraniana Zaha Hadid, que criou a Óper de Guangzhou na China, decidiu colocar um decanter de vidro como loja, espaço lúdico e de exposição ao lado das recém-reformadas instalações. Aproveitando-se de um antigo stand modernista de madeira usado pela marca na Exposição Universal de 1910 (e que pertenceu ao avô do proprietário do grupo), o Decanter é o invólucro que cobre e protege esse móvel, criando um espaço único.

Bodega Ysios
O nome Ysios é uma homenagem a Isis e Osiris, dois deuses egípcios associados ao mundo do vinho.
Ysios ocupa um moderno prédio ao pé da Sierra de Cantabria, a poucos quilômetros da linda cidadezinha de Laguardia, a capital de La Rioja Alavesa. O prédio, inaugurado em 2001, é obra do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatavra.